Descubra as últimas pesquisas em TCC com especialistas do Brasil e do mundo.
Confira a programação e os palestrantes confirmados. Inscreva-se gratuitamente e garanta a sua vaga.
*Programação sujeita a alterações.
GRATUITO
ONLINE
CERTIFICADO DE 16H
SALVE NA SUA AGENDA
Inscreva-se e redefina o que você conhece sobre eventos!
Prepare-se para mais do que um evento, mas uma jornada que inspira e revoluciona.
Conhecido como um dos maiores e mais importantes congressos sobre TCCs do Brasil
Palestras em formatos diferenciados, como a Sessão especial Feel The Power e role plays
Interação ao vivo com especialistas renomados do Brasil e do mundo
Lançamentos exclusivos de novos livros da Editora Artmed na área de TCC
Ao final do evento, receba um certificado** de 16 horas de participação, chancelado pelo LaPICC-USP e pela Artmed.
**Certificado de participação para psicólogos, psiquiatras, estudantes de psicologia, residentes em psiquiatria.
Conheça os palestrantes confirmados!
Stefan G. Hofmann
EUA Alemanha
Vicente Caballo
Espanha
John Teasdale
Inglaterra
Lata McGinn
EUA
Lynn Mcfarr
EUA
Scott Waltman
EUA
Carmem Beatriz Neufeld
Brasil
Aline Duarte Kristensen
Brasil
Aline Henrique Reis
Brasil
Aline Sardinha
Brasil
Angela Donato Oliva
Brasil
Bernardo Carramão Gomes
Brasil
Bruno Luiz Avelino Cardoso
Brasil
Fátima Vasques
Brasil
Isabel Weiss
Brasil
Irismar Reis de Oliveira
Brasil
Janaina Barletta
Brasil
Maria Amelia Penido
Brasil
Ramiro Figueiredo Catelan
Brasil
Renato Caminha
Brasil
Stefan G. Hofmann
Especialista internacional em psicoterapia para transtornos emocionais. É diretor do Laboratório de Pesquisa em Psicoterapia e Emoção da Universidade de Boston (EUA), onde também é professor. Além disso, é editor-chefe da revista Cognitive Therapy and Research. Dr. Hofmann foca seus estudos nos vários aspectos dos transtornos emocionais, com ênfase particular em transtornos de ansiedade. Ele é co-desenvolvedor da Terapia Baseada em Processos. Ganhador de diversos prêmios profissionais, incluindo o Prêmio Aaron T. Beck. Foi consultor do Processo de Desenvolvimento do DSM-5 e membro do Subgrupo de Trabalho para Transtornos de Ansiedade do DSM-5. Como parte disso, participou das discussões sobre as revisões dos critérios do DSM-5 para diversos transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de ansiedade social, transtorno de pânico e agorafobia. Publicou mais de 400 artigos em periódicos revisados por pares e 20 livros, entre eles o lançamento da Editora Artmed: “Ansiedade Social - Enfrentando Seus Medos e Aproveitando os Contatos Sociais com a Terapia Cognitivo-comportamental”.
Vicente Caballo
PhD em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri e professor de Psicopatologia na Universidade de Granada (Espanha). Ele também é diretor e fundador da Revista Behavioral Psychology / Psicología Conductual (Revista Internacional de Psicologia Clínica e da Saúde) e presidente e fundador da Associação Psicológica Iberoamericana de Clínica e Saúde (APICSA). Diretor e fundador do Centro de Psicologia Clínica FUNVECA, ele também é diretor do grupo de pesquisa Avanços em Psicopatologia e Terapia Comportamental (APYTEC) na Universidade de Granada. Tem escrito ou coordenado 22 livros (11 deles traduzidos para o português e 3 para o inglês) e publicado mais de 200 artigos e capítulos de livro. Ministrou mais de 100 conferências, seminários e workshops em diferentes países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Recebeu distinções em vários países, como Costa Rica, Equador, Espanha, México e Peru, e suas principais linhas de pesquisa concentram-se nos tópicos de ansiedade social, transtornos da personalidade e bullying.
John Teasdale
A carreira profissional de John Teasdale foi dedicada principalmente à pesquisa destinada a compreender e avaliar tratamentos cognitivo-comportamentais para perturbações emocionais, particularmente depressão. Com Mark Williams e Zindel Segal, ele desenvolveu a terapia cognitiva para a depressão baseada na atenção plena e demonstrou sua eficácia na prevenção de recaídas na depressão maior. A Academia de Terapia Cognitiva o homenageou com o prêmio 2023 pelo conjunto de sua obra. Seu trabalho também foi reconhecido por eleição para a Academia Britânica e Academia de Ciências Médicas, além de ganhar prêmios da American Psychological Association e da British Psychological Society. Desde que se aposentou, ele continuou sua exploração pessoal da atenção plena e da meditação e ministrou retiros de meditação de insight internacionalmente.
É autor do livro “O que Acontece em Mindfulness: Despertar Interior e Cognição Incorporada” e tem coautoria em outros cinco livros, incluindo “Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para Depressão”. Ele também publicou mais de 100 artigos em periódicos revisados por pares.
Lata McGinn
Professora titular de psicologia e diretora do programa de treinamento em TCC da Ferkauf Graduate School of Psychology, Yeshiva University (EUA) e cofundadora da Cognitive and Behavioral Consultants (CBC), um centro de treinamento e tratamento baseado em evidências. Ela é editora associada da revista Cognitive Therapy and Research. McGinn é especialista na vulnerabilidade, prevenção, tratamento e disseminação de ansiedade, trauma, TOC e depressão por meio da TCC. É editora associada da revista Cognitive Therapy and Research e é a atual presidente da Confederação Mundial de Terapias Cognitivas e Comportamentais (WCCBT). Ela também atua no Conselho de Administração da Associação Internacional de TCC (IACBT) e é vice-presidente da Access Psychology Foundation (APF).
Lynn Mcfarr
Presidente da Associação Internacional de Terapia Cognitivo-Comportamental (IACBT). Fundadora e diretora executiva da CBT Califórnia/DBT Califórnia. Ela atuou como professora de Ciências da Saúde no Departamento de Psiquiatria da Escola de Medicina David Geffen da UCLA por mais de 20 anos. McFarr também atuou por mais de 20 anos em diversas funções no Harbor-UCLA Medical Center, incluindo Fundadora/Diretora da Clínica de Terapia Comportamental Cognitiva/Dialética, Diretora Interina de Treinamento e Chefe Interina de Psicologia. Atuou como líder da prática de TCC e DBT para o Departamento de Saúde Mental do Condado de Los Angeles. Lá, ela desenvolveu e iniciou os lançamentos de TCC e DBT no condado de Los Angeles (LACROCBT e LACRODBT respectivamente), treinando mais de 4.000 médicos da linha de frente para a competência em TCC e DBT.
Dr. McFarr conduz pesquisas e publica sobre todos os aspectos de treinamento, supervisão, disseminação e implementação de TCC e DBT. Ela também atuou como Presidente do Programa da Sociedade Internacional para o Aperfeiçoamento e Ensino da Terapia Comportamental Dialética (ISITDBT). Ela desenvolveu as medidas atualmente usadas para avaliar a competência em DBT.
Scott Waltman
Clínico, treinador internacional e pesquisador baseado na prática. Seus interesses incluem prática de psicoterapia baseada em evidências, treinamento e implementação em sistemas que prestam atendimento a populações carentes. Ele é presidente eleito da Academy of Cognitive & Behavioral Therapies (EUA). Também é membro do conselho da Associação Internacional de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Ele é certificado em Psicologia Comportamental e Cognitiva pelo American Board of Professional Psychology. Waltman trabalhou como instrutor de TCC para uma das equipes de implementação de TCC do Dr. Aaron Beck no sistema público de saúde mental da Filadélfia (EUA).
Carmem Beatriz Neufeld
Psicóloga. Doutora em Psicologia. Livre Docente em Terapia Cognitivo-Comportamental na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). Bolsista Produtividade do CNPq. Presidente da Federação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais (ALAPCCO). Ex-presidente e Fundadora da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Autora de mais de 30 livros, mais de 100 capítulos de livros e mais de 80 artigos científicos. Criadora e presidente do COnTCC / JoTCC.
Aline Duarte Kristensen
Psicóloga Clínica. Possui formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (Philadelphia/USA). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP). Especialista em Terapia Individual Sistêmica (CEFI-POA). Terapeuta do Esquema com 20 anos de experiência na prática clínica. Pesquisadora, professora e supervisora em “Relação Terapêutica” em cursos de pós-graduação em todo país. Organizadora e autora do livro “A relação terapêutica nas psicoterapias cognitivo-comportamentais: prática clínica e aspectos transteoricos” (Artmed, 2024). Criou a conta de Instagram @relacaoterapeuticabrasil divulgando conhecimento sobre o tema na área.
Aline Henrique Reis
Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem cognitivo-comportamental pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem formação em Terapia do Esquema pela Wainer e Piccoloto Centro de Psicoterapia. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Clínica em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo-comportamental, técnicas, terapia do esquema, terapia infantil e psicopatologia.
Aline Sardinha
Psicóloga pela UERJ. Doutora em Saúde Mental pela UFRJ. Especialista em Terapia de Casal pela PUC-Rio e Terapeuta Cognitivo Comportamental certificada pela FBTC. É fundadora e líder do Núcleo de Disfunções Sexuais do IPUB/UFRJ. Tem mais de 70 publicações, entre livros, capítulos e artigos científicos, nacionais e internacionais.
Angela Donato Oliva
Psicóloga. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Psicologia pela USP Atualmente exerce a função de Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento Infantil, Cuidados Parentais e sobre a Gênese do Sentido de Propriedade em Crianças. Coordena projeto de Extensão na UERJ intitulado "LIGA Acadêmica Discente em Terapia Cognitivo-Comportamental". Atua como supervisora no estágio de Terapia Cognitivo-Comportamental no Serviço de Psicologia Aplicada da UERJ. Tem interesse nos estudos que buscam integrar aspectos biológicos (neurociências) e sociais, a partir de uma abordagem evolucionista, para entender o funcionamento mental humano. Estuda empatia, mecanismos de ansiedade e comportamento pró-social e o papel desses fatores na área clínica.
Bernardo Carramão Gomes
É professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em ciências (ênfase Psiquiatria) pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência como docente na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, Análise do Comportamento e Avaliação Psicológica. Colaborador do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do HC-FMUSP e coordenador do ambulatório de Terapia Cognitivo Comportamental do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM)/UNIFESP. Atua como terapeuta cognitivo comportamental em consultório privado desde 2003.
Bruno Luiz Avelino Cardoso
Professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da UFMG. Terapeuta certificado pela FBTC. Possui treinamento em Ensino e supervisão de TCC, TCC para casais e TCC afirmativa para pessoas LGBT pelo Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy. É Doutor em psicologia (comportamento social e processos cognitivos) pela UFSCar, com período sanduíche na Pennsylvania State University e apoio da FAPESP. Mestre em psicologia (processos clínicos e da saúde) pela UFMA. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto WP (IWP/Faccat) e em sexualidade humana pelo Child Behavior Institute of Miami. Formação em Terapia do Esquema (Wainer/NYC Institute for Schema Therapy) e em Terapia do Esquema para Casais (ITPC). É supervisor da prática clínica e autor de livros e recursos nas áreas das TCCs, terapia do esquema e relacionamentos.
Fátima Vasques
Psicóloga com 30 anos de experiência clínica, possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialização em Terapia Cognitiva Construtivista e em Terapia Clínica pela Universidade Paulista. Coordenadora do curso de Especialização em Terapia Cognitiva do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Psicóloga colaboradora e coordenadora do Grupo de Estudos do Comer Compulsivo e Obesidade, do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.
Isabel Weiss
Especialista em Psicologia Clínica. Doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Terapias Cognitivas pela Universidade de São Paulo (USP). Certificada em Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP) pela University of California, San Diego School of Medicine, nos Estados Unidos e em MBRP Advanced Teacher Training pelo Centre for Addiction Treatment Studies, na Inglaterra.
Pesquisou sobre a efetividade e adaptação do programa de MBRP como adjunto ao tratamento do tabagismo promovido pelo Ministério da Saúde no Brasil. Revisora técnica da obra “Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos: um guia para o clínico”, de Bowen, Chawla & Marlatt, 2015. Ministrou mais de 30 grupos de treinamento introdutório à prática pessoal de mindfulness, um modelo que adaptou para o contexto transdiagnóstico, apresentado em seu mais recente livro “Mindfulness e Terapia Cognitivo- Comportamental”. Autora de vários capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais em sua área de atuação. Diretora do Espaço Terapêutico Isabel Weiss, em Juiz de Fora/MG.
Irismar Reis de Oliveira
Médico Psiquiatra. Doutor e livre docente em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular de psiquiatria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro Fundador da Academy of Cognitive Therapy. Fundador e Diretor do Trial-Based Cognitive Therapy Institute. Desenvoleu um novo modelo de TCC, combinando literatura e psicoterapia, abordagem que denominou Terapia Cognitiva Processual (TCP), em decorrência da inspiração no livro o Processo de Franz Kafka. A TCP é atualmente um modelo que ganha reconhecimento internacional, com terapeutas processuais certificados no Brasil, nos Estados Unidos e na França.
Janaina Barletta
Psicóloga e mestre em Psicologia pela UnB-DF. Doutora em Ciências da Saúde pela UFS-SE e Pós-Doutorado em Psicologia pela USP-RP. Especialista em Psicologia Clínica da Saúde (UnB), em Psicologia Clínica (CFP) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (CESSR/FCMMG) com certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Supervisora Clínica e da Saúde com diversos treinamentos na área. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP/RP). Membro Fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas TrimTabPsi. Presidente da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE- 2023-2026).
Maria Amelia Penido
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela UFRJ. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da diretoria da FBTC e Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidência (AESBE). Fundadora da Clínica Penido de Terapia Cognitiva. Responsável pelo projeto de educação continuada Pelo Mundo Das TCCs. Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, além de lecionar e coordenar o Programa de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na mesma Universidade.
Ramiro Figueiredo Catelan
Psicólogo. Doutor em Psicologia pela PUCRS. Pesquisador de Pós-Doutorado do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Pesquisador associado ao International Consortium for Maladaptive Daydreaming Research (ICMDR). Sócio da Sínteses - Educação Continuada em Psicologia. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (CEFI). Especialista em Psicologia Clínica (CFP). Terapeuta certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/The Linehan Institute). Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências (InPBE).
Renato Caminha
Psicólogo. Professor pesquisador nas áreas de emoções, empatia, educação socioemocional e educação parental. Possui várias obras referências nas terapias cognitivas e como terapeuta de crianças e adolescentes. Desenvolveu o Protocolo Clínico e Preventivo denominado Tríade da Regulação, reconhecido no Brasil e no exterior. Palestrante e conferencista internacional. Professor convidado do Master em Psicopatologia da Infância e Adolescência da UNB, Universidade Autônoma de Barcelona. Diretor de Ensino do InTCC Brasil e Membro fundador e presidente da Federaçao Brasileira de Terapias Cognitvas biênio 2005-2007. Presidente e fundador do maior Congresso de Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência da América Latina, o Concriart.
Relembre a edição de 2022
O que fez da última edição um sucesso? Assista ao vídeo e confira.
Expanda horizontes, multiplique vantagens
Compartilhe este evento com outros profissionais e receba em primeira mão conteúdos especiais editados pela Dra. Carmem Beatriz Neufeld, presidente do COnTCC e JoTCC.
1. Inscreva-se: comece sua jornada preenchendo o formulário de inscrição.
2. Convide e torne-se embaixador do evento: após sua inscrição, você receberá um link para compartilhar com outros profissionais.
3. Ganhe conteúdos exclusivos: ao alcançar 5 ou 10 inscrições de outros profissionais da área de Saúde Mental, você receberá conteúdos exclusivos por e-mail.
4. Seja um dos principais embaixadores: se você alcançar 100 inscrições e ficar entre os 10 principais embaixadores do evento, receberá um voucher de R$300,00 em livros da loja do Grupo A.
5 inscrições
Infográfico | Ciclo vicioso da agorafobia
10 inscrições
E-book | Entendendo a ansiedade com a Terapia Cognitivo-Comportamental
100 inscrições
Voucher de R$ 300,00 em livros da loja do Grupo A
Regras da premiação:
• Sua participação só é válida após a sua inscrição.
• Apenas as inscrições de estudantes e profissionais da área de Saúde Mental serão contabilizadas.
• Os 10 (dez) primeiros no ranking ganham 1 (um) voucher de R$ 300,00 em livros cada. Após a entrega de 10 (dez) vouchers, essa premiação será encerrada.
Sobre o COnTCC e a JoTCC
A Jornada Internacional de Terapias Cognitivo-Comportamentais (JoTCC) é um evento bienal e internacional organizado pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP Ribeirão Preto (LaPICC-USP), que se destaca como um dos maiores e mais importantes congressos sobre TCCs do Brasil.
A JoTCC reúne autoridades renomadas de todo o mundo, oferecendo aos participantes a oportunidade de atualização com as mais recentes pesquisas e práticas da área.
Após se integrar ao Congresso Online Internacional de Terapias Cognitivas-Comportamentais (COnTCC), o evento alcançou audiência global, permitindo que indivíduos participem em debates e temas cruciais com os maiores especialistas em TCCs.
Prepare-se para mais do que um evento, mas uma jornada que inspira e revoluciona.
Perguntas frequentes
O evento é mesmo gratuito?
Sim, não há qualquer custo envolvido para se inscrever e assistir online aos dois dias de evento.
Como faço para assistir ao evento online?
É necessário que você se inscreva no evento com todos os seus dados atualizados no formulário desta página. Você receberá no e-mail cadastrado a confirmação da sua inscrição. Nos dias 8 e 9 de maio de 2024, enviaremos um e-mail pela manhã e outro de reforço 30min antes do evento começar com o link para você acessar a transmissão.
Não recebi o e-mail de confirmação da inscrição ou demais e-mails do evento. O que pode ter ocorrido?
Veja se o e-mail de confirmação não foi parar na sua caixa de spam ou lixo eletrônico. Se isso ocorreu, marque os e-mails da Artmed como seus favoritos para que isso não volte a acontecer. Caso não encontre no spam, sugerimos que se inscreva novamente com um endereço de e-mail diferente para garantir o recebimento das nossas comunicações. Seguimos as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), então, se em algum momento você solicitou descadastramento do mailing da Artmed, seu endereço de e-mail fica permanentemente excluído do nosso sistema e é necessário cadastrar um diferente.
Vou receber um certificado se eu participar do evento?
Sim, o certificado de participação tem carga horária de 16h, é digital e chancelado pelo LaPICC-USP e pela Artmed. Não haverá lista de presenças ou página de check-in, então, para ter direito ao certificado, é necessário estar inscrito no evento e acessar as páginas de transmissão oficiais que serão enviadas nos dias 8 e 9 de maio de 2024 e, claro, assistir a todo o conteúdo. O certificado será enviado em até 30 dias para o seu e-mail.
As palestras internacionais serão traduzidas?
Sim, teremos tradução simultânea do inglês para o português de palestrantes estrangeiros. Nessas atividades, também será liberado um link para assistir à transmissão com o áudio original em inglês (sem legenda ou tradução).
Não conseguirei acompanhar todo evento ao vivo. Até quando posso assistir aos vídeos?
Os vídeos gravados ficarão disponíveis por 3 dias úteis após o término do evento, ou seja, você pode ver e rever todo o conteúdo até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de maio de 2024. Mas tente se organizar para participar ao vivo conosco, pois os convidados responderão a dúvidas da audiência e, também, haverá atividades com técnicas interativas. Quando você vai ter outra oportunidade de ver grandes especialistas mundiais das TCCs ao vivo de novo?! 😉