* Programação sujeita a alterações. Certificado de participação para profissionais e estudantes da área de Saúde Mental.
GRATUITO
ONLINE
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DE 4H**
COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA
PROGRAMAÇÃO:
PALESTRANTES
Ron Rapee (AUS)
Ana Irene Mendes (BR)
Carmem Beatriz Neufeld (BR)
Fabiana Gauy (BR)
Janaína Barletta (BR)
Juliana Mendes Alves (BR)
Maria Amélia Penido (BR)
Renato Caminha (BR)
Ron Rapee (AUS)
Professor de Psicologia na Universidade Macquarie, em Sydney (Austrália), e diretor do Centro de Saúde Emocional. Especialista em Saúde Mental, com ênfase em ansiedade e transtornos relacionados ao longo da vida. Desenvolvedor de uma série de programas de tratamento com suporte empírico, utilizados em todo o mundo. Seu programa exclusivo, Cool Kids, é atualmente utilizado em mais de 25 países e já ajudou milhares de jovens. A pesquisa do professor Rapee contribuiu para modelos teóricos de desenvolvimento e manutenção da psicopatologia, que orientaram tanto a pesquisa quanto a aplicação prática. Foi homenageado com prêmios de grupos científicos e de consumidores, incluindo o Distinguished Career Award, da Australian Association for CBT, e o Distinguished Contribution to Science Award, da Australian Psychological Society. Recebeu o título de Membro da Ordem da Austrália em 2012 por suas contribuições à psicologia clínica, especialmente entre os jovens.
Ana Irene Mendes (BR)
Psicóloga. Mestra e doutora pelo programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP. Atualmente, é supervisora de estágio e colaboradora de pesquisa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). Entre 2014 a 2018, foi coordenadora do Ambulatório de Terapia Cognitivo-Comportamental no HCFMRP-USP, atuando conjuntamente com os ambulatórios de Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Humor, Esquizofrenia e Álcool e Drogas. Coordenadora e professora do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância da Pós Artmed. Atua em clínica particular como terapeuta cognitivo-comportamental, atendendo crianças, adolescentes e adultos. Possui certificação como terapeuta cognitivo-comportamental pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Carmem Beatriz Neufeld (BR)
Psicóloga. Doutora em Psicologia. Livre-docente em Terapia Cognitivo-Comportamental na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Fundadora e coordenadora do LaPICC-USP. Bolsista de produtividade do CNPq. Presidente da Federação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais (ALAPCCO). Ex-presidente e fundadora da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Autora de mais de 30 livros, mais de 100 capítulos de livros e mais de 80 artigos científicos. Criadora e presidente do COnTCC/JoTCC.
Fabiana Gauy (BR)
Terapeuta cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), com treinamento em Terapia Cognitiva pelo Instituto Beck. Mestra em Psicologia pela UnB-DF e doutora em Psicologia Clínica pela USP-SP. Atua em clínica, ensino e pesquisa na área da saúde mental (infância, adolescência e adulto), além de realizar treinamento e supervisão de terapeutas, tanto presencial quanto online. Membro fundadora e atual vice-presidente da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE) e cofundadora do Grupo de Estudos e Pesquisa TrimTabPsi.
Janaína Barletta (BR)
Psicóloga e mestra em Psicologia pela UnB-DF. Doutora em Ciências da Saúde pela UFS-SE e pós-doutora em Psicologia pela USP-RP. Especialista em Psicologia Clínica da Saúde (UnB), em Psicologia Clínica (CFP) e em Terapia Cognitivo-Comportamental (CESSR/FCMMG), com certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Supervisora clínica e da saúde com diversos treinamentos na área. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP/RP). Membro fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas TrimTabPsi. Presidente do mandato 2023-2026 da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE).
Juliana Mendes Alves (BR)
Psicóloga. Mestra em Psicologia. Especialista em Neurociências e suas Interfaces pela UFMG, em Neuropsicologia pela UNINTER, em Psicologia da Educação com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela PUC Minas e em Atendimento Sistêmico às Famílias e Redes Sociais também pela PUC Minas. Possui formação e extensão em Reabilitação Cognitiva e Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Doenças Neurológicas de São Paulo (INESP). Atuou no ensino da rede particular em diversas áreas, como professora, psicóloga escolar e coordenadora pedagógica. Desenvolve trabalhos na psicologia clínica com avaliação neuropsicológica e atendimento voltado para crianças, adolescentes, adultos e famílias. É diretora do Espaço Integrar – Família & Escola em Belo Horizonte/MG e colaboradora do LAVIS (Laboratório de Avaliação e Intervenção em Saúde) – FAFICH/UFMG. Além disso, é coordenadora e fundadora do grupo de Supervisores Cognitivos de Minas Gerais e membro do Conselho Fiscal da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE) na gestão 2020-2023. Também atua na formação de outros profissionais das áreas de educação e psicologia, sendo professora convidada em cursos de especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência.
Maria Amélia Penido (BR)
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela UFRJ. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), onde também é membro da diretoria. Membro da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Fundadora da Clínica Penido de Terapia Cognitiva. Responsável pelo projeto de educação continuada "Pelo Mundo das TCCs". Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, onde também leciona e coordena o Programa de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Renato Caminha (BR)
Psicólogo e professor pesquisador nas áreas de emoções, empatia, educação socioemocional e educação parental. Autor de várias obras de referência nas terapias cognitivas e terapeuta de crianças e adolescentes. Desenvolveu o Protocolo Clínico e Preventivo denominado Tríade da Regulação, reconhecido no Brasil e no exterior. Palestrante e conferencista internacional. Professor convidado do Master em Psicopatologia da Infância e Adolescência da Universidade de Brasília e da Universidade Autônoma de Barcelona. Diretor de Ensino do InTCC Brasil e membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (biênio 2005-2007). Presidente e fundador do maior congresso de terapias cognitivas da infância e adolescência da América Latina, o Concriart.