

Saiba mais sobre a palestrante:

Claudia Giudici, psicóloga, foi pedagogista de 1995 a 2007, presidente da Istituzione Scuole e Nidi d’Infanzia - Comune di Reggio Emilia de 2009 a 2016, e presidente de Reggio Children de 2016 a 2022. Foi responsável por projetos de investigação sobre o desenho de espaços educativos e práticas docentes, e por projetos de desenvolvimento profissional e consultoria nas áreas de psicopedagogia e serviços educativos. Coordenou projetos de pesquisa para a Reggio Children, incluindo o projeto sobre participação familiar com a Universidade de New Hampshire (EUA) e a Universidade Bicocca de Milão, e pesquisa sobre o tema da aprendizagem individual e em grupo e avaliação pedagógica com o Harvard University-Project Zero.
Também colabora na realização de projetos editoriais e jornadas de aprendizado profissional, participando como palestrante em seminários e workshops na Itália e no exterior.
Atualmente é membro do DIDACTA - comitê científico italiano, professora da Universidade de Modena e Reggio Emilia, e Guarantor da infância e da adolescência da região da Emilia Romagna.
Abertura com:

Márcia Bernardes, Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, é formada em Letras e Pedagogia. Possui especialização em Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Gestão na Educação Infantil e especialização em Alfabetização.

Aparecida de Fátima Bosco Benevenuto Mestre em Literatura pela USP. Pós - graduada em “O Papel do Coordenador ” , Universidad Torcuato di Tella e Reggio Children, com módulo realizado em Reggio Emilia. Diretora Institucional da FAACG. Membro do Network de Reggio Children ( Estado de São Paulo – Brasil ).

Graduação em Pedagogia pela PUC/SP, com Mestrado e Doutorado em Psicologia e Educação pela USP/SP. Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidad Torcuato Di Tella com supervisão da RedSolare Argentina e Reggio Children – Itália .Realização de Pesquisa e Estágio nas Creches e Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia. Atualmente é Diretora de Formação da FAACG e Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e Membro do Network de Reggio Children.
Moderação:

Jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”, com Master of Bussiness Administration em Marketing Digital. Atualmente é assessora de imprensa e comunicação da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho e analista de comunicação da RoboCup Brasil.

Graduada em Artes Visuais pela Unicamp. Especialista em Linguagens da Arte pela USP. “Curso Internacional de Aprofundamento em Educação Infantil” (2016-2017), FAACG/RedSOLARE/Unicamp/Reggio Children, com módulo em Reggio Emilia. Atelierista na FAACG.
Conheça a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG):

A Fundação Antônio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) é uma entidade privada e sem fins lucrativos, instituída pelo casal Antonio - Antonieta Cintra Gordinho em 1957, com a missão de educar crianças e adolescentes, cultivar a prática de valores éticos e morais essenciais para o desenvolvimento de sua identidade plena e exercício da cidadania. O nosso objetivo é oferecer a crianças e adolescentes uma educação de qualidade.
O projeto educacional começa na Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio, de maneira gradativa e coerente, como um trabalho contínuo. Para isso, seguimos os seguintes princípios norteadores: aprendizagem integral e pesquisa na escola; documentação pedagógica, avaliação e formação; escola-ateliê e a parceria com família e comunidade. Desde 2014, a FAACG tem parceria com a Reggio Children, por meio da organização dos Encontros Internacionais de Educação. Atualmente faz parte do Network Internacional de Reggio Children.

Este livro narra a mostra Mosaico de traços, palavras, matéria, que reuniu e expôs as obras de meninas e meninos de 0 a 6 anos das creches e das escolas da infância municipais de Reggio Emilia, na Itália.
Desenhar e contar verbalmente significa imaginar, analisar, explorar espaços, formas, cores, palavras, metáforas, emoções, ritmos e pausas, entrando em uma dimensão narrativa interna e externa a si, uma brincadeira entre realidade, ficção e interpretação.
Com a presente investigação, procura-se auxiliar atelieristas e professores da educação infantil a compreender melhor, na medida do possível, essa trama, para dar ao desenho, à matéria, à palavra e às crianças pequenas a riqueza cognitiva e expressiva da qual são geradoras.