Ativo 1-3
Ativo 9-3

Inscreva-se para participar

Ao receber o e-mail de confirmação, estará incluso um cupom exclusivo para compras feitas através do site: loja.grupoa.com.br

Um dos maiores desafios enfrentados pelas professoras e professores no dia a dia é lidar de forma efetiva com a heterogeneidade de suas turmas. Os estudantes possuem diferentes bagagens culturais, ritmo, níveis de conhecimento, interesses e motivações, e os educadores precisam promover a aprendizagem de todos eles, muitas vezes com poucos recursos e em um curto período de tempo.

 

Nesse contexto, a diferenciação pedagógica se apresenta como uma estratégia concreta e viável de atender às diferentes necessidades dos estudantes, sem precisar criar planejamentos e atividades específicas para cada um deles. A diferenciação do ensino envolve a tomada de decisão contínua dos professores, que observam e escutam a diversidade acadêmica da sala e, a partir dela, ajustam o ensino para que ele seja mais efetivo e eficaz a todos os alunos da turma. E para tornar esse processo mais simples de ser aplicado, é possível contar com rotinas de ensino e aprendizagem elaboradas especificamente com essa intenção. 

 

Neste encontro, Rhonda Bondie e Akane Zusho, autoras da obra “Diferenciação pedagógica na prática: rotinas para engajar todos os alunos”, vão conversar com Ana Paula Manzalli sobre os elementos da motivação para aprender e como professoras e professores podem garanti-los para aumentar o engajamento dos estudantes todos os dias. A proposta das autoras é reunir o que há de mais relevante em teoria da motivação e nas ciências cognitivas e transformar isso em rotinas estruturadas, de forma que o professor possa observar a heterogeneidade de sua turma e responder às necessidades dos diferentes estudantes de forma ágil e assertiva.

Conheça os palestrantes

Ativo 6-4

RHONDA BONDIE


Rhonda Bondie é diretora do Learning Lab na Hunter College, a faculdade de educação da City University of New York, nos Estados Unidos. Ela também é professora associada em educação especial na mesma universidade, com doutorado em Liderança Educacional e Educação Especial pela Universidade George Mason, mestrado em Teatro Educacional e bacharelado em Estudos Interdisciplinares e Individualizados pela Universidade de Nova York. 

Ao longo de sua carreira, ela se concentrou em garantir que todos os alunos sejam valorizados, engajados e ampliados em salas de aula inclusivas. Rhonda começou a lecionar como artista residente e depois passou mais de 20 anos em escolas públicas urbanas como educadora do ensino regular e da educação especial. A pesquisa de Rhonda examina como os professores desenvolvem práticas de ensino inclusivas e de diferenciação pedagógica ao longo de sua carreira usando novas tecnologias.

 

Ativo 5-2

AKANE ZUSHO

 

Akane Zusho é atualmente professora de Psicologia Educacional na Escola de Pós-Graduação em Educação da Fordham University, nos Estados Unidos. Ela fez seu bacharelado e mestrado em Psicologia, bem como seu doutorado em Educação e Psicologia na Universidade de Michigan.

 

Sua pesquisa se concentra em examinar a interseção entre cultura, motivação para realização e autorregulação. O objetivo geral de sua pesquisa é desenvolver teorias informadas, menos prescritivas e culturalmente sensíveis sobre motivação e aprendizagem autorregulada que levem em consideração os processos acadêmicos e motivacionais da juventude urbana de origens culturalmente diversas.

Ativo 7-4

ANA PAULA MANZALLI

 

Ana Paula Manzalli é cofundadora e diretora de estratégia da Sincroniza Educação e mestra em Educação pelo Teachers College (Columbia University). Desde 2014, atua na gestão de projetos que envolvem a implementação de produtos educacionais em redes e escolas e a elaboração e aplicação de formação para educadores. É vencedora do Columbia EdTech Design Challenge 2018, quando desenvolveu a proposta de uma tecnologia educacional para apoiar a educação inclusiva no Brasil.

Sobre a obra

Como, quando e por que ajustar nossas práticas em sala de aula? 

Diferenciação pedagógica na prática apresenta a All Learners Learning Every Day (ALL-ED), uma estrutura de tomada de decisão que permite adequar o ensino para cada aluno, e fornece informações indispensáveis sobre como as pessoas aprendem e de que forma podemos tornar esse processo mais efetivo e eficiente para todos — professores e estudantes.

Neste livro, você vai encontrar:

  • práticas objetivas que ajudam não só a preparar aulas mais engajadoras e acessíveis a todos os estudantes, mas também a lidar com as situações reais de ensino;
  • estratégias que aplicam, de forma concreta, simples e específica, conceitos teóricos das ciências cognitivas e de motivação para serem usadas todos os dias na sala de aula;
  • uma abordagem inovadora de avaliação formativa, com a qual é possível aprender sobre os alunos e ajustar o ensino para o aprendizado efetivo de cada um.
BONDIE_Diferenciacao_Pedagogica_Pratica_2
Ativo 1-3

Siga-nos: